quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Vídeo Aula 9 - Educação Comunitária e Direitos Humanos

        Conforme a professora Ana Maria Klien, a ideia de Educação Comunitária surge no contexto da educação não formal, e a partir da década de 80 passa a integrar a perspectiva da educação formal, no ambiente escolar, com intensificação na década de 90.

          Tal conceito de educação caracteriza-se pela democratização do espaço escolar e das relações particulares de todos os envolvidos em tal ambiente e pela busca da qualidade na educação. Assim, a educação comunitária, considera todos os contextos e espaços educativos, tais como:


  • Família;
  • Cidade;
  • Sociedade;
  • Escola.
          Além disso, o principal objetivo da educação comunitária é a formação de sujeitos coletivos, ou seja, pretende-se formar alunos comprometidos com a coletividade e processos democráticos, com visão crítica em relação à necessidade de mudanças, de transformações sociais.

          Para o educador Paulo Freire, é preciso aprender NA COMUNIDADE, COM ela e PARA ela. Logo, é necessário que as escolas sejam menos fechadas, mais próximas da população em geral. Esse fato retoma a ideia discutida diversas vezes ao decorrer das vídeo-aulas, a qual consiste na relação da vivência da comunidade com os conteúdos escolares, de forma que o entorno da escola passe a ser objeto de discussão e reflexão na escola.
         Assim, a cidade passa a ser privilegiada dentro da escola, uma vez que para que haja educação comunitária, é preciso que outros espaços do cotidiano permeiem o currículo escolar, a fim de que este seja baseado na demanda e interesses da comunidade.

           Com base nessa ideia, na década de 90 surge o conceito das Cidades Educadoras, na Espanha, por meio da elaboração de uma carta que reconhece que a educação não se restringe à escola, visto que a cidade também é um espaço educativo.

          Reiterando essa perspectiva de estabelecer relação entre escola e cidade, por intermédio de parceria e relações democráticas, é válido ressaltar que os Direitos Humano estão diretamente ligados à democracia, estabelecendo uma relação indissociável parta se promover:


·         Liberdade;
·         Igualdade;
·         Solidariedade.

Na escola, os direitos humanos estão relacionados a valores e ações necessárias à formação dos cidadãos em sociedades democráticas e ao desenvolvimento integral do ser humano, e perpassam pela maioria dos temas que envolvem a realidade social, como por exemplo:

·         Direitos Sociais Econômicos e Culturais;
·         Direitos das Crianças e Adolescentes;
·         Discriminação Racial;
·         Discriminação contra a mulher;
·         Direitos relacionados á educação;
·         Gênero e orientação sexual na educação.


A seguir, apresenta-se um vídeo que relata o projeto de Educação Comunitária e Cidades Educadoras, o qual foi executado pela Escola Municipal Professor Ary de Oliveira Seabra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário