sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Vídeo Aula 21 - Lazer, cultura e elementos comunitários


       Ao decorrer desta aula, compreende-se que o lazer pode ser concebido como esfera social e de desenvolvimento comunitário, sendo que cada comunidade tem sua própria concepção do que é lazer.
      
       Afinal, a mesma atividade que para uns pode ser considerada profissão, para outros pode ser lazer, como por exemplo a pesca.
     
     Assim, considera-se que o lazer está livre de obrigações trabalhistas, sócio políticas e religiosas, e envolve descanso e divertimento.

Há diversos interesses que podem proporcionar lazer:

Ressalta-se que uma mesma atividade pode representar mais de um interesse, como o futebol, que pode ser físico ou social.

O lazer pode ser obtido por meio de equipamentos, os quais se classificam em:

  • Não específicos: Lar, ruas e escolas;
  • Específicos: construídos para tal finalidade, são subordinados aos conteúdos específicos do lazer, tais como programação, localização,  atendimento, etc.

Em virtude dos fatos mencionados, percebe-se que os municípios devem estimular a distribuição igualitária dos mecanismos de lazer e/ou à transformação dos espaços não específicos. Para tanto, é necessário pesquisar, mapear a necessidade e interesse da comunidade local, com o objetivo de:

  • Atender à população de forma democrática;
  • Promover atividades de animação cultural;
  • Sensibilizar as pessoas para usufruto do espaço/ equipamento, que deve ser considerado um bem comunitário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário