quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Vídeo Aula 5 - Protagonismo juvenil e participação escolar

A aula destaca a importância do papel ativo do aluno, de forma que o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a agir como mediador, que atua lado a lado com o aluno, afim de se construir valores de ÉTICA CIDADANIA.

      Propõe-se a adoção de metodologias ativas de aprendizagem, por meio da contextualização baseada em situações problemas focadas nas vivências dos alunos, sendo que eles também  podem problematizar situações conflituosas de suas vidas.

        Os seguintes meios são apontados como forma de se promover a participação efetiva dos jovens:

  • Assembleias Escolares
  • Grêmios
  • Mediação de conflitos em sala
  • Fóruns que envolvam escola, família e comunidade, com utilização de estratégias que mantenham o jovem como destaque.

Abaixo, apresenta-se exemplo de uma escola que possui o projeto "Aluno Protagonista":


projeto “Aluno Protagonista” desenvolvido na Escola Estadual de Educação Profissional Doutor José Alves da Silveira, situada em Quixeramobim, visa a intervenção do jovem no contexto social escolar onde ele é o ator principal.




Para a execução do projeto, existe um calendário exposto na sala de aula, sendo que a cada semana uma turma é a responsável pelas ações protagonistas, sendo 09 alunos por dia, de acordo com a sequência da chamada.

As atividades iniciam às 7h10, os alunos protagonistas, identificados com uma bata, recepcionam os colegas no portão da escola e os acompanham até as salas de aulas, colaboram com os colegas de sala, no desenvolvimento de atividades de estudo, visando a melhoria geral dos rendimentos e eficácia da aprendizagem. Durante os intervalos, coordenam ações recreativas e colaboram com a limpeza das mesas do refeitório.

Conteúdo disponível em: http://eeepdrjosealves.blogspot.com.br/2011/06/projeto-de-protagonismo-juvenil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário