sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Vídeo Aula 14 - A cartografia e a representação dos lugares

         

      A partir desta aula, foi possível perceber que um mapa oferece tantas possibilidades de leitura quanto um texto, fato que permite extrapolar a mera interpretação de legendas.
         Além disso, por meio dos mapas é possível estabelecer diversas relações entre as disciplinas, ou seja, a cartografia não se restringe a informações geográficas, uma vez que nos permite apreender informações sobre diversos aspectos da sociedade, o que envolve filosofia, matemática, linguagem, artes, entre outros saberes.
Entretanto, muitos professores ainda delegam aos alunos a atividade de simplesmente copiar um mapa, algo que não tem qualquer caráter educativo, visto que os discentes não atribuirão significado à simples reprodução de um mapa. Por outro lado, a partir do momento que o professor propõe análise, reflexão e associação de dados cartográficos à realidade dos alunos, estes passam a ter significância em suas vivências.
Ao se realizar mapeamento da cidade, do bairro, da região, oferece-se uma ampla possibilidade de estudos aos alunos, a qual pode ser somada ao planejamento de ações transformadoras, após levantamento dos problemas e necessidades do local.
Abaixo, seguem dois exemplos de mapas que permitem diversas interpretações e realização de atividades interdisciplinares, como por exemplo:


  • Matemática: tabela, gráfico dos dados;
  • Português: produção textual que relate os dados contidos no mapa;
  • Artes e Geografia: elaboração do mesmo mapa com interpretação pessoal do aluno;

http://uruatapera.blogspot.com.br/2012/07/mapa-da-violencia-2012.html 
http://orlapolitica.blogspot.com.br/2011_07_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário