sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Vídeo Aula 13 - Educação Geográfica, estudo da cidade e o uso da cartografia


        Nesta vídeo aula , a professora Sonia Castellar nos convida a refletir como o professor pode promover um ensino que vá além dos muros da escola, por meio do estudo da cidade,  de sua história, formação, construções, entre outros.

         A partir dessa perspectiva, estudar o bairro em que a escola se situa levará os alunos a refletir criticamente sobre o contexto do qual são oriundos, sendo que o sentimento de pertencimento é algo que facilitará as vivências em sala de aula.       
          
       Além disso, por meio do estudo da comunidade local, há oportunidade de os alunos conhecerem suas raízes históricas, entenderem o porquê de suas famílias estarem em tal lugar, como se estabelecem as relações de vizinhança, a organização do território, entre outros fatores que aproximam esses alunos da dimensão econômica, social e cultural de suas origens.
     
Alguns pontos citados pela Professora Sonia Catellar, os quais são de extrema importância  para a realização desse trabalho focado na comunidade:
  • Associar com outras escolas de outros lugares do mundo, a fim de compreender a diversidade cultural, relação do aluno com o local, cidadania, identidade, etc.;
  • Buscar diferentes níveis de interpretação da realidade (por que as pessoas andam no meio da rua? Por que jogam lixos nas calçadas? ).
  • A comunidade escolar deve entender que a aula deve superar os limites dos muros da escola, fato que constitui o desafio de se estabelecer outras possibilidades para realização das aulas, para que estas deixem de ter a organização tradicional;
  • Esse estudo voltado à comunidade local é uma oportunidade para o professor renovar e aprimorar sua bagagem intelectual;
  • É uma possibilidade de redução dos conflitos internos da escola, pois fará com que os alunos compreendam a cidade como objeto de educação;
  • É uma forma de articular os saberes do currículo tradicional com o conhecimento informal;
  • É necessário realizar um levantamento das problemáticas da região;
  • Planejar intervenção no cenário da comunidade, com ações da escola, pais, demais moradores, comércio, entre outros participantes dispostos a atuar  na transformação da organização do espaço, por meio da reflexão diante dos problemas levantados.

Abaixo, apresenta-se uma reportagem que relata a conquista de Santos, nossa cidade, a qual obteve o título de cidade educadora, em outubro de 2008.




Santos celebrou no último dia 30 de outubro a conquista do título de "cidade educadora", conferido pela AICE(associação internacional das cidades educadoras), com sede em Barcelona , e passa a integrar o seleto grupo de 400 municípios de 34 países, 16 dos quais brasileiros.

A cerimônia que oficializou o ingresso na rede mundial de municípios que priorizam a educação aconteceu na praça Mauá , com a presença de autoridades e centenas de crianças . Na ocasião , representante da prefeitura recebeu a carta enviada pela associação confirmando a filiação de Santos à rede , que foi comemorada com queima de fogos.

O reconhecimento internacional decorre das ações adotadas pela prefeitura nos últimos anos , quando instituiu projetos de inclusão e cidadania , integrando todas as áreas do governo , num trabalho de rede , com a criação do programa 'Santos criança". Dele fazem parte o "Escola total"- jornada ampliada , "nossa escola" , "Pra ver a banda tocar", "Vovô - nauta ", "Grêmios estudantis" e "Santos da gente" , entre outros.


Assim , são garantidos o acesso a atividades de cultura , lazer , esportes e inclusão digital , e ocupados os espaços das escolas , igrejas , sociedades de melhoramentos e praças com atividades educativas, inclusive aos finais de semana.

O ingresso de Santos na AICE foi autorizado pela lei n 2.553 , de 25 de junho de 2008 , publicada no "Diário Oficial de Santos!.

Matéria disponível em: http://santosterraadorada.blogspot.com.br/2008/11/santos-conquista-ttulo-de-cidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário