sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Vídeo Aula 17 - Transformações sociais, currículo e cultura

      É fato que as transformações sociais afetaram diretamente a função social da escola, conforme observa-se abaixo:
  • Globalização - repercute nas relações cotidianas, há o acompanhamento em tempo real de um fato que acontece do outro lado do mundo, bem como potencialização dos veículos de comunicação.
  • Contexto democrático - democratização do acesso nas instituições escolaress, por exemplo o acesso a crianças portadoras de necessidades especiais.
  • Contexto Multicultural - a escola e a comunidade tem diferentes patrimônios culturais, consideram diversos aspectos além das disciplinas, entre eles as vivências, a bagagem e o contexto de origem dos alunos.
  • A escola passou a ter o dever de garantir ao aluno uma experiência social mais qualificada, alguns teóricos recentes  chamam essa experiência de currículo.
         Assim, passou-se a refletir e discutir sobre o currículo escolar, a fim de atender às demandas das evoluções sociais. 
          
          Conforme é possível observar na imagem abaixo, elaborada pela autora do blog, com base nas considerações apresentadas na aula, há notáveis mudanças nas teorias curriculares ao longo do tempo.

         Afinal, a partir do momento que o Currículo é considerado como toda experiência proposta pela escola, ou a partir dela, pode-se estabelecer que todo currículo é uma prática social que interfere na vida escolar dos educandos e deve ser revisto constantemente, para se adequar às necessidades da sociedade em questão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário