quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Vídeo Aula 22 - Lazer, juventude e esportes


        Juventude, lazer e esportes são temáticas naturalmente associadas, uma vez que os jovens costumam dedicar parte considerável do tempo que possuem a atividades que proporcionem lazer, as quais muitas vezes envolvem a prática de algum esporte.

       Além disso, os jovens tendem a se apegar àquilo que a mídia divulga, e o lazer tem sido veiculado como mercadoria, seu consumo é explorado nos meios de comunicação em massa.

   Os esportes assumem papel de destaque no lazer dos jovens, os quais normalmente se dividem em grupos, "tribos", e estas por sua vez estão associadas a determinados esportes. Assim, de acordo com os valores adotados, o tipo de esporte praticado, a forma de se vestir, a linguagem (repleta de gírias), as manifestações culturais e musicais, caracteriza-se a identidade de cada tribo.

       O fato de o termo jovem ser muito abrangente justifica por que muitas práticas da juventude permanecem ao longo da vida adulta de um indivíduo, como por exemplo o gosto por um esporte radical.   

    Ressalta-se, ainda, que o apelo da mídia e o gosto tendencioso dos jovens por esportes radicais estão relacionados ao espírito de aventura, à imprevisibilidade, ao perigo, ao desafio, à exploração, entre outros fatores.

  Assim, considerando-se que o gosto por esportes radicais é comum na adolescência e isso é algo saudável, é importante que a escola desempenhe alguns papéis voltados a essa perspectiva:

  • Promover novas experiências aos alunos, como inovar as práticas esportivas;
  • Simular a prática de esportes radicais na escola;
  • Buscar a conscientização em relação ao consumo enfatizado pela mídia;
  • Apresentar aos alunos vivências desses esportes fora da escola, retomando a questão de se "romper muros".

SAIBA MAIS SOBRE AS TRIBOS JOVENS


ESPORTES RADICAIS




Nenhum comentário:

Postar um comentário