sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Vídeo Aula 18 - A valorização da cultura corporal da comunidade no currículo




Imagem Disponível em:
 http://www.boladegudeeducar.com.br/Aulas-especializadas.php
        O professor Marcos Neira nos relata que a Cultura Corporal é toda produção simbólica que envolva as práticas corporais, o que torna esse conceito amplo, envolvendo brincadeiras, danças, ginástica, esportes e até mesmo o jogo de damas, o qual foi utilizado como mote pelo professor, a fim de nos alertar de que a linguagem corporal oferece múltiplas possibilidades.

         Além disso, de acordo com a cultura corporal de cada grupo, os gestos são considerados movimentos dotados de significados, os quais tem sentidos específicos de acordo com a brincadeira, esporte ou dança.

     Pensando-se que cada comunidade ou grupo social possui determinada gestualidade que denota a visão e significado de mundo para seus integrantes, faz-se mister que tais aspectos corporais sejam abordados em sala de aula.

Imagem Disponível em:
http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=2217

Princípios curriculares Pós Crítica relacionados ao assunto:

Enraizar as identidades: Questionamentos a se fazer : As culturas corporais da comunidade tem relação com suas identidades? Que sentido isso tem para essas pessoas?

Justiça curricular:
Equilibrar no currículo as práticas corporais que representam todos os grupos, sem exclusão.

Evitar o daltonismo cultural:
A escola precisa reconhecer as inúmeras possibilidades de culturas, e diversificar as experiências para que as diferenças sejam constatadas e valorizadas.

Ancoragem social dos conteúdos :
Promover apenas práticas corporais que existam fora da escola, em outras esferas da sociedade além dos muros da escola, pois a cultura corporal é um patrimônio que requer compreensão e apreciação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário